"Atlantismo" excerto rápido.
Nos dias atuais o termo tem ganhado notoriedade nos meios político-sociais brasileiros, eu mesmo partilho dessa perspectiva. Mas de onde surgiu o termo? Quem o criou ? Essas são perguntas cernes para entendermos a questão.
A ideia e surgimento do termo se deu de forma mais específica para se referir ao apoio às alianças militares do Atlântico Norte, ou seja, a grosso modo implica numa cooperação mais ampla, valores percebidos profundamente compartilhados, uma fusão de culturas diplomáticas, bem como como um senso de comunidade e algum grau de integração entre a América do Norte e a Europa Ocidental.
Contudo, na prática, o grande nome dessa tendência foi sem dúvida , o Paul Cravath, um proeminente advogado, diplomata americano foi influente na política externa dos EUA durante o início do século XX por lá. Junto a Council on Foreingn Relations uma organização composta por eminentes advogados, banqueiros, acadêmicos e políticos do nordeste dos Estados Unidos , que se comprometeram com uma vertente do internacionalismo anglo-saxão.
Porém, segundo Cravath, a Primeira Guerra Mundial serviu como uma epifania, ou seja, algo que construiu uma profunda preocupação com a política externa que dominou sua carreira restante. Fortemente anglófilo, ele exigiu a intervenção americana na guerra contra a Alemanha. Seu objetivo era construir uma estreita cooperação anglo-americana que seria o princípio orientador da organização internacional do pós-guerra, suas teorias , moldaram a política externa americana dos últimos 100 anos.
Paul Cravath, o nome do atlantismo
Biografia:
The Cravath Firm and Its Predecessors 1819-1948 Volumeset, Robert T. Swaine.
Comentários
Postar um comentário